O Microsoft® Windows® está instalado por omissão em quase todos os computadores do mercado.
Mas este sistema operativo está cheio de erros. São esses erros que os malwares usam para infectar o sistema e prejudicar o usuário.
Um malware é um software malicioso. É concebido para agir de maneira silenciosa contra a vontade do usuário, afim de prejudicar-o. São geralmente confundidos com os vírus. De facto, um vírus é um malware, como também são os cabales de Troia (trojans), os vermes (worms) e os espiões (spywares).
Um malware funciona graça aos erros de programação chamados falhas de segurança, tantas numerosas no Windows®. Um sistema infectado pode muito mal-funcionar e os seus dados pessoais e profissionais podem desaparecer ou ser roubados - os mais comuns são os roubos.
Mesmo com uma aplicação anti-vírus o seu sistema windows pode ser infectado. Por isso, damos conselhos para evitar ao máximo de ser vitima de malware. Também vendemos conjuntos de aplicações livres de qualidade e seguras para reduzir ainda mais o risco. Recomendamos usar um sistema realmente seguro como o Canonical® Ubuntu® para ter certeza de nunca ter vitima de malware e conservar a sua privacidade.
Remover os vírus e outros malwares do Windows® sem o prejudicar é uma tarefa minuciosa e longa. O disco rígido inteiro será verificado e, caso em que uns ficheiros são infectados, o sistema será restaurado em bom funcionamento, sem formatação - funcionará como antes. Os seus ficheiros e configurações não serão perdidos - ou quase (dependa do impato do malware).